domingo, 15 de junho de 2008

O BENEFÍCIO DO EXERCÍCIO FÍSICO AO SISTEMA CARDIOVASCULAR

O exercício físico (EF) é caracterizado como uma atividade física com um objetivo, planejamento, estruturamento, com início, meio e fim previamente traçados, e bem orientados, e que trazem inúmeros benefícios à saúde e melhoram o condicionamento físico geral.

Mas em um ponto o EF cada vez mais vem ganhando destaque na área médica, como prevenção de doenças e na terapia não farmacológica: a melhora cardiovascular proporcionada por ele e todos seus coadjuvantes, sejam em pessoas cardiopatas, hipertensas e normotensos.

Má alimentação, sedentarismo, tabagismo, obesidade, diabetes, dislipidemia, pressão arterial elevada, fatores hereditários, idade e sexo, todos estes são fatores de risco para o aparecimento de doença cardiovascular. Os principais componentes do sistema cardiovascular são: coração, vasos sangüíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa.

O sistema cardiovascular compõe uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que colocam em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula todo o nosso o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.

Os benefícios do EF em relação ao sistema cardiovascular são os seguintes:

* Redução de peso, o qual poderia provocar um uma diminuição na pressão arterial, principalmente a sistólica;
* Adaptações nas paredes dos vasos, suportando melhor as variações pressóricas;
* Aumento do HDL, colesterol bom, tanto em exercícios aeróbias e anaeróbias, alterando a relação HDL/LDL, podendo diminuir o surgimento da aterosclerose, placa de gordura na parede interna do vaso;
* Diminuição da freqüência cardíacas para as mesmas intensidades de EF, comparadas após um certo período de treinamento ;
* Diminuição da freqüência cardíaca em repouso;
* Diminuição da formação de radicais livres, um dos agentes formadores da placa de ateroma na parede do vaso, pela adaptação do sistema antioxidante ao EF;
* Diminuição do consumo de oxigênio pelo miocárdio;.
Para potencializar os benefícios do EF, ele deve vir acompanhado por outras atitudes, como a melhora na alimentação, para ocorrer diminuição do risco e aumentar a prevenção cardiovascular.

Uma revista científica de grande importância, a Circulation, publicou em 2004 que o EF ser mais eficiente e barato do que o tratamento médico em pacientes cardíacos melhorarem uma classe, grau de insuficiência cardíaca. Projeções para o ano de 2020, a doença cardiovascular continuará sendo a principal causadora de mortes.

Nós professores, praticantes de academias, ou praticantes de qualquer outro EF ou esporte em geral, todos feitos regularmente, devemos nos conscientizar da importância da nossa prática. E devemos incentivar que mais e mais pessoas se engajem em um programa de EF deixando o sedentarismo. Portanto, procure um professor da Equipe More para uma orientação adequada.



MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!!