domingo, 8 de março de 2009

DISTÚRBIOS ALIMENTARES E O TREINAMENTO FÍSICO: NEM 8, NEM 80 !!!

Pois é queridos leitores, um assunto muito em voga atualmente e muito falado em época de praia, festas, badalações e nas academia é o culto ao corpo. Quem já não comentou da barriga de um, da bunda da outra, da papa do outro e do braço balançando da outra. Então, atire a primeira pedra quem nunca deu uma leve debochada ou ironizada com a condição física do próximo.

Este sentimento e preocupação corporal intrínsecos às pessoas nos leva à exageros. O padrão estético imposto pela mídia e pela atual corrente da moda leva-nos a almejar um nível e forma de beleza que nem sempre conseguimos ou sequer podemos alcançar. Mulheres magras e longilíneas e homens fortes e viris nos são mostrados a todo instantes pela mídia, sendo que este modelo pela enorme massificação é o mais correto a se ter e sonhar. Uma doença acometida em nossas jovens neste anseio é a chamada anorexia.

A anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico e mental. A anorexia é uma doença complexa, envolvendo componentes físicos, psicológicos, fisiológicos e sócio-culturais. Alguns estudos chamam atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada à ocorrência desses quadros.
















Ocorre nas anorexas um medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicas vêem peso onde não existe, ou seja, a anoréxica pensa que tem um peso acima do normal. Elas possuem peso corporal em 85% ou menos do nível normal, fazem atividade física em excesso, tem o distúrbio negado quando questionado, ausência de 3 ou mais menstruações, causando sérios danos ao sistema reprodutor feminino, podem ficar desenvolver bulimia, danos intestinais pelo uso de laxantes, renais pelos diuréticos, anemia pela ausência de ferro na dieta e osteoporose também pelo baixo nível na dieta e a incapacidade do intestino em absorver.

Já em homens o mais comum e presente na atualidade é a vigorexia. Ela também é chamada de Síndrome de Adônis. Ela é um distúrbio que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas, principalmente a musculação, como forma de obter o corpo magro e musculoso.

Tal transtorno acomete principalmente homens, mas também pode ocorrer em mulheres. Considerada como um Transtorno Obsessivo Compulsivo, a vigorexia é vista em homens que mesmo estando com muita massa muscular se vêem fracos, magros e esqueléticos. A situação de um vigoréxico pode se agravar mais ainda se o mesmo fizer uso de esteróides anabolizantes para o aumento da massa magra, pelos efeitos colaterais dos mesmos. Este tipo digamos é o famoso
“bombadinho de academia”.
















A vigorexia é bastante comparada com a anorexia, pois ambos os transtornos possuem a característica da perda do controle de impulsos narcisistas e são estimuladas pela busca incessante do corpo perfeito que é pregado constantemente pela mídia e sociedade. Somente as magras e os musculosos aos olhos discriminatórios são “bonitos” e os mesmos são melhores aceitos pela sociedade.

Cada pessoa possui características físicas e personalidade próprias, então, não é relevante pensar que a idéia de que a magreza e músculos sejam padrões de beleza. Não vou aqui negar meu ideal e ser hipócrita de negar a minha filosofia e ideal de dieta e treino que enfatizo muito nos meus comentários anteriores. Mas também não vou ser extremista ao ponto de que se um treino ou uma refeição da dieta não for feita nossa vida esta acabada. Existem situaçãoes, as quais já vivenciei, que o estado anabólico é maior NÃO TREINANDO e se preservando, do que treinar, se desgastar, as vezes mal alimentado e estressado, cheio de problemas ....
Penso e prego entre meus alunos que devemos ter um bom senso entre o exercício físico, dieta, trabalho e descanso, pois só assim chegaremos algum lugar. Saúde em primeiro lugar, e esta inclui tanto a física quanto a psicológica. Esta dado o recado !! Muita calma nesta hora ...
Abçs e bjs a todos !!!

















MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!!