domingo, 26 de outubro de 2008

EXERCÍCIOS AERÓBIOS, ALIMENTAÇÃO E MUSCULAÇÃO

Este meu comentário de hj vai para o marido de uma aluna minha e outros alunos que tenho e tive quando trabalhava no horário tanto na Body One, Aerostep e Top Fitness.

PESSOAL: NÃO AGUENTO mais ouvir, "E o aeróbio? Se eu não fizer, não vou queimar gordura e não vou emagrecer..." A outra pérola é ainda mais forte, dita quase que exclusivamente pelas mulheres: “Ai ... eu não quero inchar, minha musculatura aumenta muito rapidamente !!!!” Bom na realidade deveria contar até 100, a vezes conto até mil, mas já contei até 1 milhão ... acreditem !!!

Não se assutem: aeróbios não são a única forma de se queimar gordura... Se fossem assim, TODOS os que ficam se exercitando na esteira ou no transport, alguns todos os dias !!!!, teriam abdominal marcado, pele fina pelo corpo todo e com uma cinturinha de pilão .... Canso de ver e analisar a maioria destas pessoas... MUITOS SÃO FLÁCIDOS e BARRIGUDOS e os que apresentam musculatura mais saliente e firme são os que se dedicam com mais afinco a musculação. Então o aeróbio parece não ser a única saída ... talvez o seja em conjunto com outras atitudes, e realizado de forma correta ...

Com relação a queima de gordura os exercícios ditos aeróbios são os que se situam naquela zona entre o 1º Limiar de lactato e ventilatório. Sei que isto parece russo para muitos, mas falando em freqüência cardíaca, esta janela de treinabilidade aeróbia gira em torno de 70% a 85% da freqüência cardíaca máxima. Claro que não somos um número, nem todas as pessoas quando chegam a 70 % estão na zona aeóbia, mas a média é por aí. E tem mais, quanto mais condicionada a pessoa o é, numa freqüência maior ela o atinge, ou seja ela pode entrar no aeróbio a 74%, por ex. Para termos certeza de nossa janela de treinabilidade devemos realizar um teste ergoespirômetro ou simples teste de esteira na academia, que nos mostra de maneira menos precisa.

Devemos entender que em PERCENTUAL, DIGO E REPITO PERCENTUAL %!!! Vc que esta me lendo, sentadinho na cadeira ou deitado na cama com o notebook, que mordomia!!! , esta "queimando", utilizando com fonte energética principal, mais gordura que carboidrato ou proteína. A mesma situação pode ocorrer em exercício dependendo da intensidade (velocidade, carga) que estamos executando o mesmo. A medida que aumentamos a velocidade da nossa esteirinha, fazemos com mais força o transport ou pedalamos com mais velocidade ou com cargas maiores nossa bike, em percentual vamos aumentando a contribuição de carboidrato muscular, glicogênio, até que em uma determinada freqüência cardíaca, em PERCENTUAL, a maior contribuição passa a ficar com os carboidratos em detrimento da gordura, a qual fica uma reduzida participação. Tudo bem, até aí dou o maior valor aos “ditos” aeróbios pessoal !!! Vamos então fazer numa intensidade moderada e de LONGA DURAÇÃO, de nada adianta correr que nem um “louco” por somente 20-30 min quando o assunto é utilização de gordura como fonte energética no exercício. O trabalho em esteiras acima de 80% torna-se mais cardiovascular, as adptações ao exercício são ligadas ao siatema cardíaco e vascular, como diminuição da frequencia cardiaca em repouso, entre outros, outro enfoque portanto (No Post anterior comentei várias destas adptações) . O treinamento aeróbio também pode ser feito na sala de musculação, mas este assunto é para um próximo post !!!!

Agora vem o mais importante, a alimentação. E aí vem o famoso e importantíssimo balanço calórico total diário. De na adianta se ingerirmos mais kcal do que gastamos. De alguma forma ela irá se depositar no nosso organismo e infelizmente, ela vai exatamente onde vc não quer: na barriga, culote, coxas, papa, onde temos um maior número de receptores de insulina, hormônio liberado quando comemos e responsável pela locomoção da glicose no sangue até as células. Aí entra o trabalho dos Nutricionistas, os quais vão cuidar a quantidade e a qualidade da nossa alimentação. Cada refeição do nosso dia tem que ser feita com um tipo específico de carboidrato, cuidando o índice glicêmico dos alimentos (assunto para um próximo post) e de proteína para uma melhor absorção !!!! Portanto, a prescrição alimentar deverá respeitar as características individuais. Em outras palavras, você é um ser único, com suas particularidades, hábitos e costumes. Assim, a prescrição alimentar deverá favorecer as suas necessidade e objetivos. Portanto, a prescrição alimentar deverá respeitar as características individuais. Não existe receita pronta.

Nesta questão de alimentação entra segunda pérola: a de que a musculação engorda ou faz a pessoa parecer inchada. Pessoal, HELLO, qual o maior benefício da musculação, esquecendo a questão postural ? O aumento da massa magra !!!!!!!! Este aumento de massa magra é o que vai fazer nosso motorzinho fisiológico-hormonal gastar mais KCAL durante o dia !!!! Agora, o que acontece é o seguinte, a maioria das pessoas não faz dieta quando faz musculação ... e realmente fica com o aspecto de inchaço. Fica aquela cobertura de muzzarela sob a pele e um pequeno aumento muscular, em razão de aumento de retenção hidrica e do glicogênio muscular, faz-se parecer maior, aliada ainda a um aumento da fome proporcionada pela musculação. ENTÃO PESSOAL: DIETA E MAIS DIETA !!!! Não adianta fazer aeróbio na esteira ou musculação comendo bobagem e se alimentando de forma inadequada que vão parecer maior mesmo, com aspecto de ter engordado !!! A outra resposta eu daria somente para as mulheres: Vcs não possuem um hormônio na quantidade correta para o mesmo lhe proporcionar um aumento de massa magra facilmente !!! E ele se chama TESTOSTERONA!! Então relaxem... é muito difícil vcs hipertrofiarem. A não ser que vcs o façam uso de maneira exógena e ilícita. FISIOLOGICAMENTE voces são "incompetentes" para isto !!! Mas não se preocupem, para muitas outras vcs o são, e não vivemos sem vcs !!!

A musculação em certas situações queima mais gordura no pós-treino do que o aeróbio no trans-treino. Vários estudos cinetíficos muito bem embasados mostraram um aumento no consumo energético pós musculação. O segredo é comer corretamente para que a gordura que está sendo queimada não seja reposta pela dieta ou por efeito stress...

Agora para o pessoal que visa somente estética, outra coisa: se quiser ser teimoso, só não seja bobo: o aeróbio para queima de gordura sem atrapalhar o ganho de massa muscular para quem treina "musculação" é depois do treino, de 20 a 25min no máximo e de baixa intensidade. Há quem faça aeróbios em jejum, aliás, muito fisiculturista faz isso - mas sempre nessa perspectiva: baixa intensidade; curtos períodos de tempo e sem buscar performance no aeróbio. Vale lembrar que uma coisa é treinarmos para ganho de aptidão física, outra coisa é treinarmos para ganho de perfil físico de baixo percentual de gordura: cada vez que colocamos um aeróbio de alta intensidade sem calcular corretamente a suplementação, dieta e treinamento fazemos com que o corpo "leia" outra mensagem, ou seja, desenvolva e adapte-se a um outro tipo de fibra muscular (tipo I), ganhe outro tipo de alteração metabólica, bioquímica e anatômica...Viu porque você treina aeróbio, aeróbio e mais aeróbio e ainda está com aquela pança maldita? porque está fazendo besteira...

Pessoal fale com seu professor e se programe, pq com meus alunos eu falo e explico,

ALIMENTAÇÃO CORRETA + TREINO ADEQUADO E SEGURO = RESULTADO ALMEJADO E FIM DE PAPO !!!!

MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!! (e sem teimosia ou paradigmas esdrúxulos...)


Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o assunto e gostaria que escrevesses sobre gordura localizada. Obrigada. Ce