domingo, 5 de abril de 2009

REFLEXÕES ...

A peridiocidade com que um blog merece ser tratado encontra o entrave da vida moderna, seus afazeres, falta de tempo ... Mas a cobrança de alguns alunos fez-me resolver logo a situação...

Exatamente esta vida agitada faz nos repensar certas diretrizes acadêmicas e de trabalho. Periodização do treinamento TODOS meus alunos tem. Para quem não sabe, periodização de um treinamento seria a forma de organizar o treinamento através de períodos e etapas, fisiologicamente já comprovadas visando um objetivo futuro. Muitos de meus alunos já me ouviram falar também em destreinamento, período em que faço um “esquecimento fisiológico” do aprendizado para novas adaptações futuras.

Escrever no papel é fácil, verificar em laboratório, onde todas as variáveis são controladas muito mais ainda ... agora a prática, o dia a dia com o aluno, sentindo o seu psicológico antes do treino a coisa pega fogo. Pessoas não são números, possuem variáveis que eu não consigo controlar e fogem literalmente do meu alcance. Tenho que interpretá-las a todo instante, onde a modificação é um mero habitué. Ter alunos dos 20 até os 73 anos, faz a improvisação se fazer presente.


Várias vezes mudei o treinamento do dia segundos antes de iniciar ... só pelo primeiro contato com o aluno na esteira no aquecimento. Já me auto chamei de louco por tentar “puxar” um treino de um aluno, num dia que o mesmo estava abalado psicologicamente, mas a minha intenção era a melhor possível .... Não posso também me sensibilizar com qualquer sensação de tristeza ou cansaço aparente que ele demonstre, pois aí também o mesmo toma conta. Minha função acima de tudo é deixá-lo bem, seja fisicamente e até psicologicamente. Vários trabalhos sérios já mostraram os benefícios do exercício físico ao humor e bem estar psicológico.


Vários já ouviram meu sermão com relação a alimentação do dia na esteira no aquecimento. Posso ter me excedido algumas vezes, mas alguém tem que assumir este papel. Não posso aceitar que meu aluno coma um “cacetinho” cheio de maionese numa padaria da Pde Chagas e ficar ao seu lado como nada tivesse acontecido. Pois é, a correria da vida moderna esta nos levando a verdadeiros absurdos... Fato mostrado no quadro abaixo, o qual achei perfeito para a situação;
















Mas também não sou um insano de não entendê-lo e interpretá-lo, mas ao mesmo tempo não sou conformista. Paciência às vezes tem limites. Não posso também, ver numa “balada” uma menina fumando e tomando todas e no outro dia me pedindo dicas de saúde, beleza, longevidade... Quem não me conhece, pode achar que não saio, não faço nada. Saio sim e até bebo um pouco na noite, mas nada em excesso. Até porque como formadores de opinião e de atitude, zelo pela minha postura, estamos sempre sendo olhados e observados. Posso parecer militarista, já fui chamado algumas vezes por alguns, mas faço por respeito, carinho e amor ao meu aluno, sendo seu guardião.

Então era isto .... recado dado e não esqueçam: ENTENDO E AMO VCS , QUERO O BEM DE TODOS, BUT THIS IS MY JOB !!!!

Bjs e abçs a todos !!!
MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!!!!!!!!!









Nenhum comentário: