domingo, 3 de janeiro de 2010

ALONGAMENTOS: ANTES, DURANTE OU DEPOIS DO TREINO ????

Retomando as atividades em nosso blog neste início de 2010, gostaria de desejar a todos um ótimo ano em que nossos projetos e sonhos se realizem e que tenhamos Muita saúde, mas muita mesmo, para encarar um ano de muito trabalho e treino!!

Bom, quem já não ouviu aquele “papinho” na academia, no parque ou no clube: “Vamos alongar antes para não se lesionar”, “Vamos alongar depois” ou a pior ainda: “Não vamos alongar porque não cresce a musculatura”. Este que falou por último tinha que mandar prender e caçar o diploma... Mas obviamente nem ele sabe o que ele faz ali...

Antes de mais nada vamos definir o que é o tal do alongamento. Muitas pessoas confundem ou não sabem a real definição do mesmo. A confusão é criada pelo próprio nome, onde pensamos e falamos um termo pensando em ou outro.

















Alongamento não é Trabalho de Flexibilidade. O Alongamento é somente o ato de afastarmos a origem da inserção de um músculo sem fins de ganho de flexibilidade. Por exemplo, em pé, quando com o cotovelo flexionado próximo ao rosto e fizermos a ação de extensão do cotovelo, estamos fazendo um trabalho de alongamento no músculo bíceps braquial, e em nada estamos contribuindo para aumentarmos a flexibilidade de tal músculo.
E o trabalho de flexibilidade... O que seria? Gosto desde conceito: “Capacidade física responsável pela execução voluntária, ativa ou passiva, de um movimento de amplitude angular MÁXIMA OU PERTO DE, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos LIMITES morfológicos”. Ou seja, vamos quase sempre sentir uma sensação de dor durante o trabalho de flexibilidade.

Várias são os seus benefícios dentre os quais: Melhorar a elasticidade muscular, aumentar a mobilidade articular estaticamente e nos movimentos, melhorar o transporte de energia, aumentar a capacidade mecânica do músculo, permitir um aproveitamento mais econômico da energia mecânica, evitar lesões musculares, reduzir o choque de impacto nos esportes de contato e nas quedas, aumentar a amplitude dos movimentos inerentes à atividade, promover o relaxamento muscular da musculatura agonista e antagonista, oferecer a possibilidade e capacidade ao atleta de aperfeiçoar com maior rapidez a técnica em seu esporte.

Para que otimizemos o trabalho de Flexibilidade e tenhamos o máximo dele devemos “respeitar” certos fatores:

a) Temperatura corporal: devemos fazer um aquecimento geral para um aumento na temperatura central do nosso corpo, diminuindo a viscosidade do sangue nos músculos dentre outros fatores.

b) O horário: Quando acordamos estamos bem encurtados necessitando de um bom aquecimento prévio.

c) Temperatura ambiente: Quanto mais frio o ambiente mais dificuldade teremos de obtermos um ganho de flexibilidade.

d) Postura: Deve ser realizado de forma correta, observando-se o posicionamento da pessoa.

e) Tempo: Deve durar pelo menos de 20s a 30s.

f) Velocidade de execução: Deve ser feito de forma lenta e gradual, exceto o balístico, para evitar o enrijecimento da musculatura agonista ao exercício e possíveis lesões.

g) Outros fatores que influenciariam seriam: idade, sexo, individualidade biológica, somatotipo, estado de condicionamento físico, tonicidade muscular e concentração.


Existem vários tipos de alongamento dentre os quais:

1) Ativo: A própria pessoa executa em si mesma o exercício

2) Passivo: A pessoa é conduzida nos movimentos por outra.

3) FNP: Contração isométrica máxima do músculo agonista com um relaxamento imediato da musculatura levando a mesma até o limite da amplitude de movimento.

4) Balístico: realizado com movimentos de ir e vir do membro a ser trabalhado.

Agora a questão mais importante deste post se faz necessária:

Quando devemos alongar? Antes, durante ou depois ???

Uma famosa e feita há alguns anos atrás Meta-análise , ou seja, um estudo onde pegou-se diversos outros estudos feitos, chegou a seguinte conclusão: Alongar ou fazer trabalho de flexibilidade prévio a sessão de exercício NÃO PREVINE LESÕES !!!! O que quer dizer isto ? Quer dizer devemos estar sempre com o nosso trabalho de flexibilidade em dia, sempre com a musculatura bem flexível. Aquela “historinha” de só alongar antes do exercício, NÃO SERVE PARA NADA E NÃO PREVINE LESÕES !!!! O que previne é estar flexível SEMPRE !!!

E durante ?? Muitos fisiculturistas tem adotado esta tática nos treinos com o intuito de romper mais ainda fibras musculares deixando o treino muito mais agressivo. Entre uma série e outra o atleta alonga vigorasamente o músculo agonista. Para praticantes normais, esta tática não deve ser adotada e sim a pós treino ou extra-treino (em uma outra sessão).

E após ?? Pode-se se fazer o trabalho de flexibilidade pós treino, salvo casos onde a musculatura esteja muito enrijecida pelo acúmulo de sangue proveniente do vigoroso trabalho muscular, pois neste caso, os níveis de flexibilidade estão diminuídos.
O “correto e padrão ouro” seria a realização dele em uma sessão extra-treino com um correto aquecimento prévio e executada como descrito anteriormente.
Bom pessoal ... os trabalhos estão iniciados ... agora vamos lá com TUDO !!!
Bom início de ano a todos !!!
Bjs e Abçs com muita saúde !!!
KEPPING THE DIET AND TRAINING !!!
MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!!

2 comentários:

Ivan Jardim disse...

Boa matéria Fabrício! Continue nesta direção.

Unknown disse...

Bom Dia.Gostaria de saber o que se entende por "alongamento"!!!
Uma força aplicada a determinada estrutura em determinado contexto???poderia ser???
Acredito que existe um grandissimo problema de terminologia em nosso setor.....Aqui deixo meu comentario.