segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PERDA DE GORDURA LOCALIZADA: É POSSÍVEL ??


O “senso comum” quase que sempre provoca um “atentado” a ciência e as evidências científicas. Uma delas é como o nosso próprio título do post diz: Será que podemos queimar gordura localizada ?

A primeira coisa que devo comentar é pedir desculpas aos leitores, digamos assim, mais entendidos do assunto. Quando falo em queimar gordura, me expresso na intenção de utilizar aquela gordura como fonte energética na contração muscular, seja na contração para pedalar, correr ou simplesmente levantar um halter ou fazer um leg press.

Pois é, quem já não ouviu isto ... “vamos fazer 1 série de abdominal para dar uma “queimada “ na barriga. Bom, para esta pessoa eu daria um espeto, e o colocaria dentro do abdômen dela, fazendo um churrasco ... e literalmente queimando tudo, inclusive o abdômen ...

Fisiologicamente esta falácia é uma grande grosseria e nos remete a uma impossibilidade e incapacidade que nosso corpo tem. Nosso corpo age como um todo, ou seja, utiliza nossas fontes energéticas das mais diversas partes do corpo, SISTEMICAMENTE. Atualmente, a teoria mais aceita pela comunidade científica, apoiada nos achados de pesquisas mais recentes, sugerem que a perda de gordura ocorre de uma maneira geral, isto é, de todas as regiões do corpo, não havendo inclusive qualquer relação com os grupos musculares utilizados durante o exercício, mas com maior tendência a gastar mais gordura na região central, tronco e abdômen do que nos glúteos e nas coxas.

Quando estamos em exercício físico, precisamos de energia para a contração, OK ? Esta energia vem da forma de glicose e ácidos graxos livres que estão presentes na nossa circulação sanguínea. Durante o exercício necessitamos de mais glicose além da livre que temos no sangue, pois esta se esgota rapidamente pois a demanda de glicose, energia, em exercício é grande e aumenta a medida que a intensidade aumenta.

Durante o exercício temos uma “descarga”, liberação hormonal, que influencia e auxilia nesta demanda aumentada. Cortisol, glucagom e a adrenalina são alguns hormônios liberados em atividade física. Estes hormônios são altamente catabólicos, ou seja, promovem a quebra, seja da glicose armazenada no músculo, glicogênio; seja na quebra da gordura armazenada, Lipólise, liberando ácidos graxos livres e a própria glicose para a circulação.
Só que aí chegamos ao nosso “XIS” da questão!!!!!! Estes hormônios são liberados e agem NO NOSSO CORPO INTEIRO! Eles não agem especificamente na região onde estamos nos exercitando, por exemplo nos abdominais, quando fazemos uma série. Nossos hormônios agem SISTEMICAMENTE, e não em uma região específica. É UMA IMPOSSIBILIDADE FISIOLÓGICA ELES AGIREM EM UMA SÓ REGIÃO !!
E digo mais, apesar de o músculo armazenar glicose e até gordura, na forma de triglicerídios, não tem como a célula que esta fazendo a contração, bem ao lado, utilizar esta fonte energética. Esta glicose tem que ser “jogada” para a circulação pelos hormônios acima citados, e ela virá de todas as regiões do corpo.

É muito importante que você entenda que não existe um determinado exercício que vai acabar com a gordura localizada na sua região abdominal ou qualquer outra. Um dos maiores enganos das pessoas quanto a perda de gordura é acreditar que determinado aparelho ou exercício abdominal vai resolver a questão. Outro grande engano é acreditar que se você fizer centenas de abdominais diariamente você vai "queimar" toda a gordura da barriga... e quanto mais você fizer abdominais, mais você ficará com a "barriga esbelta e definida". Grande erro, besteira e maior propaganda enganosa ouvida em academias! Infelizmente as coisas não funcionam assim. É tentador acreditar nestas propagandas de aparelhos abdominais que prometem fazer perder 10cm de cintura e 10kg de gordura em 10 dias. Mas a realidade é outra. Muitas pessoas já compraram aparelhos abdominais pensando que perderiam peso e não obtiveram nenhum resultado. Não é que aparelhos abdominais não sejam bons. Eles tem o seu papel em um programa de perda de peso, com uma dieta controlada, e não são milagrosos. Como já comentei em posts antigos, a única maneira de perder essa gordura localizada é abaixar o seu percentual de gordura como um todo. Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas e praticar exercícios irão fazer seu corpo começar a utilizar a gordura localizada.

As regiões em que a gordura localizada mais se concentra no corpo da mulher são os quadris, glúteos e barriga estando relacionada com a herança genética e fatores hormonais, como por exemplo a insulina. Receptores de insulina se concentram mais nestas regiões, armazenando a glicose e gordura. Já os homens apresentam menor incidência de gorduras localizadas, e tendem a acumular tecido adiposo principalmente no abdômen e essa distribuição apresenta maior correlação com a gordura mais interna que gera maior risco de doenças cardiovasculares quando em excesso, como postei anteriormente. Todo obeso tem gordura localizada, mas nem toda pessoa que possui gordura localizada é obesa. Uma coisa é você estar acima do peso necessitar de um emagrecimento geral. Após perder gordura em todo o corpo, ficam algumas partes onde se tem mais dificuldade em diminuir. Estas gorduras normalmente se alojam na região do abdome, culote, costas e braços. Uma pessoa pode ter um corpo bonito e acumular gordura em alguns destes locais predisponentes.

Em um estudo feito com jogadores de tênis de alto nível, foi verificado que apesar destes atletas exercitarem o braço dominante ao extremo, tanto o braço não dominante (pouco exercitado) como o dominante (exercitado) possuía uma camada de gordura de espessura similar, não havendo diferença entre os dois. Por outro lado a quantidade de massa muscular do braço dominante era consideravelmente maior do que aquela presente no braço não dominante. Em outro estudo, foi constatado que os efeitos de um programa de treinamento intenso que utilizou exercícios abdominais também não foi capaz de demonstrar diferenças significativas na taxa de perda de gordura entre as regiões subescapular (próxima ao ombro), glútea ou abdominal. Esses dois estudos fornecem evidências de que a redução da quantidade de gordura de uma determinada área do corpo não é exclusivamente possível através de exercícios que recrutem grupos musculares desta região.

Agora pessoal, se o seu objetivo é perder alguns centímetros na cintura, o mais indicado seria praticar atividades físicas que movimentem grande grupos musculares como a corrida, a caminhada, a natação e o ciclismo e até a musculação, pelo aumento de massa magra, pois eles elevam grandemente o gasto calórico, o qual tem grande importância no processo de emagrecimento.


Portanto, a combinação mais adequada de exercícios para quem deseja perder a gordura localizada é a ginástica, musculação alternando-se com atividades aeróbicas. Isso porque o aumento da massa magra diminui a flacidez e os exercícios aeróbios aumentam o gasto calórico, ambos acelerando o metabolismo, proporcionando uma maior utilização de gordura como fonte energética.

Portanto pessoal, vamos ficar espertos, ligados e disciplinados nos elos da corrente: DIETA E TREINO, pois sem eles não chegamos a lugar algum !!!!

MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!!

2 comentários:

Unknown disse...

CARA! PARABENS!!!! essa matéria explica absolutamente tudo que se precisa saber sobre o mito dos exercicios para gordura localizada! gostei bastante mesmo!! poderia ser divulgada em alguma revista! OBRIGADO

Unknown disse...

Fá, gostei muito dos eu artigo, pois explicaste de uma forma simples e clara, sem rodeios ou firulas toda a sequência de como é e do que precisa para que queimar gordura e da melhor forma de como utilizá-la. Meus parabéns.