domingo, 12 de julho de 2009

EM BUSCA DA DIETA PERFEITA !!! PARTE 1

Fator FUNDAMENTAL e DECISIVO para o SUCESSO em nosso treinamento se chama DIETA!!! Ela corresponde em torno de 60% a 70% de importância para obtermos bons resultados. Nosso treino entra com 20% a 30% e o nosso descanso 10 %. Muitos alunos já ouviram de mim: “Se quiser brincar de comer, brincaremos com os resultados também.” Não importa sua genética ou o seu objetivo de treinamento, vc deverá seguir algumas regras para atingir seus resultados.


De fato, aquela frase que sempre ouvimos de que vc é o que vc come, cada vez mais dou valor a ela. Só a completaria: “Você é o que vc come e o que vc faz”.

Agora uma coisa para pensar .... adoro os alunos que se baseiam em fórmulas mágicas e poções milagrosas. Muito se fala em Whey Protein na academia .. deve se tomar antes, durante, depois , de manhã, antes de dormir ... POXA ... vamos com calma .... ela esta longe de ser a solução de todos nossos problemas ... é apenas um suplemento, e a maioria das pessoas acaba usando como COMPLEMENTO. E também AFIRMO E ASSINO EM BAIXO que temos várias etapas antes a serem realizadas, concluídas e reforçadas para entrarmos com suplementos. SUPLEMENTO PARA “PANGARÉ” NÃO ADIANTA NADA !!!! CONTRA O USO INDISCRIMINADO DE SUPLEMENTOS EM ACADEMIAS. ISTO NÃO LEVA NADA !!!
Listei 40 dicas alimentares que devemos seguir para obtermos uma dieta saudável e equilibrada. Claro que são diretrizes a serem seguidas, apenas um “norte” a ser avistado. Uma dieta personalizada com a quantidade correta de micronutrientes e macronutrientes necessários a individualidade de cada pessoa, devem ser obtidas com uma Nutricionista de sua confiança. Muitas das informações abaixo foram tiradas das DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE em 2004, com relação a suplementação alimentar. Abaixo estão as primeiras 10 dicas, a 1ª PARTE :

1- Ingestão Proteica adequada: Devemos ingerir proteína de acordo com nossas necessidades e objetivos. Para pessoas sedentárias recomenda-se em torno de 0,8 a 1,2 g/kg de peso corporal. Para indivíduos de esporte de resistência recomenda-se de 1,2 a 1,6 e pessoas que fazem treinamento de força de 1,4 a 1,8g/kg. Todas nossas refeições devem ter uma quantidade correta de proteínas que giram em torno de 20 gr, dando um aporte constante de aminoácidos.

2- Não sobrecarregar nas proteínas: A mentalidade de que sempre quanto mais, melhor, não é adequado as proteínas. Se você está comendo mais de 2 g de proteína por quilo de peso corporal por dia, então provavelmente você está consumindo mais proteína do que o seu organismo pode utilizar para construir músculos. Excesso de proteínas será simplesmente utilizados e queimados como energia (ou armazenada como gordura no nosso corpo.

3- Carboidratos durante o treino: Seu corpo pode usar proteínas, carboidratos ou gorduras como energia, mas quando você for treinar forte, utilizamos preferencialmente carboidratos. Eles são cadeias de moléculas de glicose, e o seu corpo pode facilmente absorver açúcar para fins energéticos. Devemos só ter cuidado com a quantidade e o tipo de carboidrato a ser utilizado para evitarmos a hipoglicemia de rebote no treino.

4- Coma mais carboidratos complexos: Carboidratos complexo (alimentos integrais) são construídos de longas cadeias de açúcares. Este tipo de carbo é lentamente digerido, porque o corpo tem de quebrá-lo para utilizá-los sendo um combustível mais duradouro do que o carbo simples (arroz e massa branca, açúcar e etc) havendo menos chances de eles serem armazenados como gordura e diminuindo a liberação de insulina. Recomenda-se em torno de 5 a 8g/kg de peso corporal.

5- Não coma carbo simples: Salvo no pós treino devemos minimizar o consumo de carbo simples (açúcar). Carbo Simple é rapidamente absorvido. Quantidades significativas dele proporcionam a liberação de insulina, que é desejada após um treino, mas não em outros momentos, pois ela pode favorecer o corpo para armazenar estes açúcares como gordura.

6- Evite gorduras saturadas ou trans: Estes dois tipos de gordura aumentam o risco de doença cardiovascular e outros problemas de saúde. Gorduras trans são comumente encontradas em alimentos processados, como bolachas, biscoitos e outros produtos panificados. Gorduras saturadas são encontradas em carnes.

7- Consuma gorduras saudáveis: Alimentos que contenham gorduras não saturadas, particularmente as monoinsaturadas são excelentes. Ácidos graxos Ômega-3, encontrados em peixes e linhaça óleos, são importantes para criar um ambiente hormonal favorável para a construção de tecido muscular, assim como azeitonas, abacates, nozes, sementes, óleos e azeites e canola. As gorduras devem representar 15-20% de sua dieta diária

8- Cálculo de kcal total diário: Em uma dieta os macronutrientes são muitas vezes divididos em percentuais. A recomendação é de se obter 50% das calorias dos carboidratos, 30% de gorduras e 20% de proteínas. Cada grama de carboidratos tem aproximadamente quatro calorias, cada grama de proteína tem quatro calorias, e cada grama de gordura tem nove calorias.

9- Beba muita água: Água mantém nutrientes que se deslocam na sua circulação sanguínea e em células musculares. Ela é importante para dietas de alta proteína, bem como aqueles que utilizam creatina, queimadores de gordura ou outros suplementos que afetam hidratação. Beba sempre 1 copo nas refeições e 2 copos entre elas.

10- Como muita fibra: Se esforce para consumir em torno de 30g de fibra por dia. Elas melhoram o trato digestivo e auxiliam na manutenção da glicemia.
Semana que vem tem mais !!! Até lá pessoal !!!
Abçs e bjs a todos !!!

MORE TRAINING AND HEALTH FOR ALL !!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

I got there lots of helpful content and great information. Thanks a lot for your help.
www.just4ubootcamp.com

Unknown disse...

Achei muito interessante teu blog, está cheio de dicas legais e pude esclarecer algumas dúvidas que eu tinha.
Parabéns Fabrício!!!
beijo, Cris!